6 Filmes sobre santos do século XX que você precisa conhecer

Conhecer a vida dos santos é uma das melhores formas de aprofundar a nossa própria espiritualidade. Agora, e se você pudesse conhecê-las pelo cinema?

Embora sejam pouco conhecidos, existem muitos bons filmes que retratam as vidas dos santos.

Pensando nisso, preparamos uma seleção de ficções e documentários que apresentam algumas das personalidades mais importantes da Igreja e do mundo no século XX. Confira abaixo!

01. Renascer (José María Zavala, 2019)

Frame do filme Renascer, sobre o Padre Pio de Pitrelcina

O filme de Zavala mostra o testemunho de diversas pessoas que tiveram suas vidas completamente transformadas pelo contato com o Padre Pio de Pietrelcina.

Jovens, idosos, homens, mulheres: uma sucessão de narrativas passa na tela. Em cada uma, vemos o drama humano ser materializado.

Como um farol, o santo projeta uma luz firme e incessante para aqueles que se encontram perdidos em águas turbulentas. Ao reunir esses relatos, o filme “Renascer” se apresenta como um mapa para quem também procura pisar em terra firme.

02. Uma vida por uma vida (Krzysztof Zanussi, 1991)

frame do filme "uma vida por uma vida", sobre são Maximiliano Kolbe

A história de São Maximiliano Maria Kolbe (1894 – 1941), particularmente dos seus últimos momentos.

Padre franciscano que, no ano de 1941, foi aprisionado no campo de concentração nazista de Auschwitz, onde acabou se sacrificando para salvar a vida de outro prisioneiro.

No filme, conhecemos sua história a partir de relatos recolhidos por um prisioneiro que ficara intrigado por ela. Como podia haver em Auschwitz alguém como o padre?

03. Divina Misericórdia: a vida de Santa Faustina (David Naglieri, 2016)

O documentário apresenta episódios da biografia de Santa Faustina Kowalska (1905-1938). Acompanhamos, especialmente, o impacto que a jovem polonesa e a sua mensagem divina exerceram em dois papados e na vida de muitos religiosos e leigos.

Narrado pelo ator Jim Caviezel (“A Paixão de Cristo”), o filme costura depoimentos de indivíduos que encontraram no exemplo de Santa Faustina — e na devoção à Divina Misericórdia — caminhos pelos quais preencher suas vidas de sentido.

Ambientadas nos Estados Unidos e em Ruanda, as histórias a que assistimos são marcadas pela resiliência em face de grandes sofrimentos. Resiliência motivada por uma irrestrita confiança em Deus e inspirada pela sagrada imagem de Jesus Cristo.

04. Fátima (Fabrizio Costa, 1997)

No ano de 1917, em Fátima, no centro de Portugal, a Virgem Maria aparece para a pequena Lúcia e seus primos mais novos: Jacinta e Francisco.

Enquanto a notícia se espalha, atraindo ao vilarejo milhares de fiéis desejosos de receber as bênçãos de Nossa Senhora, os três pastorinhos sofrem perseguições de autoridades anticatólicas.

Com o apoio de seus familiares e dos piedosos habitantes do vilarejo, as crianças resistem às investidas das autoridades e presenciam, no dia prometido pela Virgem, um acontecimento espetacular e arrebatador.

Canonizados em 2017 pelo Papa Francisco, Jacinta (1910 – 1920) e Francisco (1908 – 1919) são os mais jovens santos não-mártires da Igreja Católica. O processo de beatificação de Irmã Lúcia está em andamento, tendo iniciado apenas três anos após sua morte, em 2005.

05. Madre Teresa (Fabrizio Costa, 2003)

Apesar do porte frágil e franzino, a marca de Madre Teresa era a sua agilidade.

No filme, suaves movimentos de câmera seguem os passos rápidos da personagem, como se quisesse demonstrar que, diante do sofrimento do próximo, não há tempo a perder.

Há uma cena em que Madre Teresa diz a um médico que está preocupado com a saúde dela: “Para descansar, tenho a eternidade”. Infatigável, ela ama os que não são amados, os que têm sede física e espiritual.

É uma história que nos mostra como, em meio às dores, um espírito forte pode se transformar num contagiante exemplo de esperança.

06. A salvação de um continente (David Naglieri, 2006)

Ao assistir esse documentário, compreendemos a dimensão do impacto provocado por São João Paulo II (1920-2005) na luta pela liberdade enfrentada por vários países da Europa que, durante décadas, padeceram sob o totalitarismo comunista.

Numa circunstância em que a verdade era sufocada e apenas sussurrada por poucos que se atreviam a proclamá-la, São João Paulo II brilhava como o líder que a vocalizava publicamente. Escutando suas palavras, multidões redescobriam a dignidade que lhes fora roubada, assim como o ânimo para defendê-la.

Por meio de uma vasta coleção de imagens de arquivo e entrevistas com testemunhas e estudiosos dos fatos narrados, o filme mostra o poder da verdadeira fé: uma força capaz de mover montanhas e derrubar muros que muitas vezes são considerados impossíveis de derrubar.

Todos os filmes dessa lista estão disponíveis na Lumine

Leia também