Um marco na história do cinema, esse documentário une imagens dos campos de concentração abandonados e uma narração escrita pelo poeta Jean Cayrol, sobrevivente do Holocausto.
Média-metragem
Duração 32min
Ano 1955
Direção Alain Resnais
País França
Assine agora mesmo e tenha acesso a todo o nosso catálogo de filmes e séries
Dez anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, o cineasta Alain Resnais e o poeta Jean Cayrol efetuaram um impressionante alerta à humanidade de todos os tempos.
Nos seus 32 minutos de duração, Noite e Neblina busca apresentar a cruel realidade dos campos de concentração e refletir sobre as condições que a permitiram existir.
No entanto, o filme insiste na necessidade de não olhar para os acontecimentos do passado como algo que ficou para trás. O texto de Cayrol, ele mesmo um ex-prisioneiro de guerra, retira o espectador do comodismo a fim de despertar uma vigilância constante.
Nas imagens, o filme apresenta filmagens da época em preto e branco e também novas gravações feitas a cores em Auschwitz, onde mais de 1 milhão de pessoas foram mortas.
Nelas, nota-se um imenso contraste entre as ruínas, as cercas – índices de todo o sofrimento que ali se instalou – e as bucólicas e mansas paisagens ao redor da prisão.
Mais uma vez, o filme questiona: como foi possível que tamanho mal habitasse aquele lugar? Por meio de “Noite e Neblina”, essa e outras perguntas fundamentais ainda ecoam.