Retrato do beato Carlo Acutis

Quem foi o Beato Carlo Acutis e por que você precisa conhecê-lo

Carlo Acutis é uma das figuras mais amadas da história recente da igreja.

Beatificado em 10 de outubro de 2020, ele se tornaria um exemplo de santidade para os tempos atuais, pois a sua história demonstra que é possível ser santo vivendo uma vida comum.

Confira neste artigo um breve esboço biográfico de Carlo Acutis e conheça alguns dos acontecimentos importantes da sua vida.

Nascimento, infância e juventude

Embora a sua família seja de origem italiana, Carlo Acutis nasceu em Londres, no dia 3 de maio de 1991. Na época em que sua mãe estava grávida dele, a família estava morando na Inglaterra, devido a motivos profissionais.

Carlo era um menino muito afetuoso, dedicava bastante carinho e atenção aos seus pais e a seus avós. Todos que conviviam com ele o admiravam por sua amabilidade, alegria e disposição. Demonstrava ter um coração verdadeiramente bom, e tratava todos com amor, sem distinção, fosse uma pessoa de origem nobre ou um mendigo que ele encontrasse na rua.

O beato Carlo Acutis na infância - Lumine TV
Carlo Acutis na infância

Além disso, desde muito cedo Carlo demonstrava uma inteligência incomum, principalmente na área de informática e de programas de computador, habilidades que seriam importantes em seu apostolado.

Depois de concluir o curso primário em Milão, Carlo estudou no Liceu Clássico Leão XIII, instituição dirigida por jesuítas. Na aparência, o jovem Carlo vivia uma vida “normal”, não muito diferente da dos outros jovens: gostava de sair com os amigos, de jogar videogames, de viajar.

Contudo, apesar dessa aparente normalidade, quando consideramos o tempo e a cultura em que Carlo Acutis viveu, percebemos que, na verdade, ele era uma pessoa extraordinária. Havia dentro dele algo que o distinguia da maioria dos jovens da sua geração: uma fé inabalável e uma vivência verdadeira da religião, ambos motivados pelo amor incondicional a Jesus Cristo.

Amor por Cristo e pela Eucaristia

Carlo cresceu em um ambiente Cristão, sua família seguia os preceitos da religião e sempre foi muito caridosa, mas a sua firme disposição de seguir a Cristo com todas as suas forças foi uma escolha profundamente pessoal.

E aí está o elemento que faz de Carlo Acutis uma figura tão cativante: em um mundo onde a vida se baseia em coisas passageiras, no meio de uma cultura completamente vulgarizada, um jovem decide proclamar e viver o Evangelho de forma sincera e genuína, contrariando a mentalidade do seu tempo e sem medo de sofrer as consequências dessa escolha.

A principal forma de expressão da espiritualidade de Carlo estava em seu amor pela Eucaristia. Mesmo antes de sua primeira comunhão, recebida aos 7 anos, ele revelava uma grande devoção ao Santíssimo Sacramento. Depois da primeira comunhão, Carlo adotou a prática de participar diariamente da Missa e da comunhão. Também dedicava bastante tempo à oração silenciosa e à adoração eucarística. 

Seus familiares e conhecidos relatam como ele foi profundamente transformado por essas práticas, como elas foram se refletindo em uma caridade cada vez maior para com o próximo.

Estrada para o Céu

Foi essa caridade que o fez querer mostrar a importância da Eucaristia para um número cada vez maior de pessoas.

Além de fazer orações de reparação por aqueles que não conhecem a Cristo ou vivem em um estado de indiferença para com Ele, Carlo Acutis queria inspirar nos cristãos o mesmo amor que ele sentia pelos sacramentos e pretendia trazer os nãos cristãos para a Igreja Católica. 

Inspirado no exemplo do Beato Giacomo Alberione, Carlo decidiu usar seus conhecimentos de computação para anunciar o Evangelho para todos, criando projetos como o da catalogação de todos os milagres eucarísticos conhecidos em um website.

Ele dizia que a maior alegria possível é viver em amizade com Cristo e que a Eucaristia era a sua “estrada para o céu”. Motivado por essa amizade, ele começou a explicar as verdades da fé para os seus colegas e todos ficavam admirados com o seu poder de convencimento, a sua extrema convicção e, ao mesmo tempo, a simplicidade com os quais falava de Jesus.

Morte e beatificação

Carlo Acutis foi um testemunho vivo da fé. Todos que o conheceram concordam que aqueles que se aproximam dele acabam por adquirir a certeza de que o amor a Cristo é a única coisa que pode preencher o coração do homem.

Ele faleceu no dia 12 de outubro de 2006, aos 15 anos. Foi enterrado na cidade de Assis, pois nutria grande amor e devoção por São Francisco, e várias de suas melhores memórias estavam relacionadas a viagens que a família havia feito a esta cidade.

Após a sua morte, foram se acumulando relatos de pessoas que haviam sido ajudadas por Carlo e de pessoas que testemunharam as suas virtudes heroicas e a sua dedicação à propagação do Evangelho. 

Beato Carlo Acutis na Europa - Lumine TV
Carlo Acutis em uma de suas peregrinações

Sua causa de canonização foi aberta em 2013 e ele foi proclamado Venerável em 2018. Sua beatificação ocorreu no dia 10 de Outubro de 2020, após uma cura milagrosa ter sido atribuída à sua intercessão. Ele seria proclamado o padroeiro da juventude, da internet e dos estudantes.

A foto mais famosa de Carlo Acutis mostra o beato vestido com uma camiseta polo vermelha, um par de calças jeans e uma mochila nas costas. Uma imagem que expressa perfeitamente o que a vida deste jovem representa: um santo de calça jeans nos revela que a santidade não é algo distante, mas que pode estar muito próxima de qualquer um que, à maneira de Carlo, faça da amizade com Cristo o seu projeto de vida.

***

Quer saber mais sobre a vida do beato Carlo Acutis? Assine a Lumine e assista hoje mesmo ao filme Estrada para o céu: Carlo Acutis e a Eucaristia disponível em nossa plataforma.

Leia também