O Padre Marcelo Tenório fala do Beato Carlo Acutis

No dia 10 de outubro de 2020, em Assis, na Itália, foi realizada a beatificação de Carlo Acutis. Tão logo a notícia se espalhou, a curiosidade a seu respeito aumentou exponencialmente, e assim continuou à medida que as pessoas conheciam mais sobre o bem-aventurado adolescente, falecido aos 15 anos, em 2006.

No Brasil, um dos grandes divulgadores de Carlo Acutis é o Padre Marcelo Tenório, vice-postulador de sua causa de canonização. Nascido em Garanhuns (PE), ele atua na Paróquia São Sebastião, em Campo Grande (MS), onde ocorreu o milagre que permitiu a beatificação de Carlo Acutis. Nessa entrevista, o padre conta como se aproximou da história do jovem italiano que, com toda simplicidade, causa tanto impacto no mundo.

Lumine: Como foi o primeiro contato do senhor com a história de Carlo Acutis? Como chegou às suas mãos a relíquia por meio da qual aconteceria o milagre?

Eu entrei em contato com a história do Carlo através de um afilhado meu de Recife, que mandou para mim um texto muito pequeno que saiu na imprensa falando dele. Eu li, achei superinteressante aquele menino tão contemporâneo, procurei saber quem o divulgava e encontrei a Associação Carlo Acutis. Já havia dois senhores que divulgavam o Carlo no Brasil, mas de forma muito modesta, utilizando os folhetos que existiam em italiano.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Então eu entrei em contato com a mãe do Carlo, a dona Antonia, para pedir permissão para fazer outros panfletos em português. Depois que ela disse que não tinha problema, nós começamos a divulgar. No princípio ninguém conhecia o Carlo, algumas pessoas até ficavam rindo, achavam que a gente estava querendo “inventar santos”, mas para a nossa surpresa começou a ser um sucesso no Brasil inteiro.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Logo depois eu fui à Itália e conheci pessoalmente dona Antonia e seu esposo, o senhor Andrea. Fincamos laços de amizade e passei a ir todos os anos à Itália, às vezes em dois momentos por ano, para encontrá-los e também para ir a São Giovanni Rotondo, a cidade do Padre Pio.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Numa vez em que eu estive em Assis, a Dona Antônia segurou uma camisa do Carlo, cortou um pedaço do tecido com uma tesoura e me deu, dizendo: “Isso aqui vai ser uma relíquia”. Em todo dia 12 de outubro, que foi o dia em que ele morreu e também de Nossa Senhora Aparecida, eu passei a dar a bênção com essa relíquia, e foi assim que aconteceu o milagre, no dia 12 de outubro de 2013. O menino ficou imediatamente curado de um problema que ele tinha no pâncreas há muito tempo.

LUMINE: Como é a presença de Carlo Acutis no cotidiano da paróquia?

O Carlo está bem vivo no cotidiano de nossa paróquia. Na festa de Nossa Senhora Aparecida neste ano nós inauguramos um memorial para o Carlo com a relíquia, e desde então não para de chegar gente. Está se tornando um lugar de peregrinação. Vem diariamente gente de Belo Horizonte, Londrina, Brasília, São Paulo, do interior de São Paulo, especificamente para fazer a visita ao altar do Carlo na capela onde aconteceu o milagre que possibilitou a beatificação.


⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Antes, o Carlo já era muito presente aqui. Temos recebido muitas graças, curas, milagres. Recentemente, um garoto de dois anos e sete meses, com lesão cerebral, que não conseguia engatinhar mesmo com tantos e tantos tratamentos que havia feito, tocou na relíquia do Carlo e no outro dia à noite começou a engatinhar. Não estou dizendo que é milagre nem que ele está curado, mas que houve uma grande evolução no quadro. Esperemos que sua melhora continue a se desenvolver. Ele é um entre tantas pessoas que se sentem agraciadas pelo Carlo.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
LUMINE: Quais os principais ensinamentos que a história de Carlo Acutis tem a transmitir?

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Eu penso que o principal ensinamento do Carlo é justamente o da santidade no ordinário da vida. O Padre Pio viveu o extraordinário no ordinário, com suas bilocações e todos os carismas. O Carlo vive o ordinário dele no extraordinário de Deus.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Padre Pio foi um grande sinal para o mundo, e eu acredito que o Carlo está sendo e será outro grande sinal, outro grande estrondo. Quem hoje não conhece o beato Carlo Acutis? Deus manda, de tempos em tempos, um santo que abala as estruturas da Terra.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Não que os outros não sejam importantes, mas eu acredito que Deus escolheu Carlo nesses nossos tempos difíceis para abalar a estrutura do mundo com a sua beatificação e rápida canonização, porque o segundo milagre de que precisamos não tardará. Ele será o patrono da internet, dos jovens da internet. O novo São Domingos Sávio.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
LUMINE: Como Carlo Acutis pode inspirar especificamente os jovens?

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O Carlo mostra para os jovens, e para nós também, que para ser santo, além de se tratar de um imperativo, você tem de ser quem você é. São Francisco foi São Francisco, Santa Teresinha foi Santa Teresinha, cada um em seus respectivos tempos. Você pode ser tranquilamente jovem, normal, utilizando os meios disponíveis no seu tempo, como a internet e tantas coisas boas, e ao mesmo tempo não perder o foco.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Carlo viveu tudo o que o jovem vive, mas ele estava antenado para a origem dele. Da mesma forma que se você tirar uma árvore de sua origem ela morre, se o homem é tirado de sua origem, que é Deus, ele vai morrer. Carlo permaneceu em sua origem, cuidando para nunca sair dela, e a partir dessa origem ele abraçou o mundo inteiro.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A Igreja não forja santos. Não tem como fabricar santos, não dá certo. É o povo que percebe os santos. Deus coloca no povo o senso da fé, o sensus fidei. No velório do Carlo, uma multidão estava dentro e fora da igreja. Seus pais ficaram impressionados: “Quem são essas pessoas?” Havia mendigos, budistas, animistas, gente de todas as classes sociais, porque o Carlo ia com a sua bicicleta fazendo o seu apostolado, falava com todo mundo, era amigo de todo mundo, levava todo mundo para Deus.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Lembro que quando começou o processo de beatificação de Santa Teresinha, ninguém dava nada por ela. Perguntavam: “Mas o que é que ela fez de extraordinário?” Muitos perguntaram sobre Carlo: “O que foi que esse menino rico fez de extraordinário?” Agora nós estamos vendo claramente a sua grande obra. Ele está sendo um grande farol, não só para os jovens, ao dizer que é possível ver a juventude dessa forma, mas também para os velhos, mostrando como deveríamos ter vergonha na cara! (risos) A gente está com 50 ou 70 anos e fomos passados a perna por um jovem de 15. Ele fala para todos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

LUMINE: Ver o corpo de Carlo Acutis exposto com roupas modernas no interior de uma igreja antiga sensibilizou muitas pessoas. Como o senhor enxerga a partir da história do Carlo Acutis a relação entre tradição e contemporaneidade como elementos que convergem, em vez de serem opostos?

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O Carlo mostra que a Igreja está viva. Naquele santuário tão antigo onde São Francisco se despojou de suas vestes está um jovem contemporâneo, que só pode estar vestido com as roupas de hoje. Isso não anula a tradição, mas é uma nova dimensão da tradição. A tradição bimilenar da Igreja continua, a doutrina não muda, mas os novos meios, os novos sopros do Espírito Santo são fundamentais.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Um garoto se veste com as roupas de seu tempo, do seu jeito, mas por ter escutado a doutrina e a tradição de sempre se santificou fazendo aquilo que é perene, que jamais muda no decorrer dos séculos, e que é o que Nosso Senhor deixou para que nós fizéssemos.

___________________________

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quer conhecer mais a respeito da vida do bem-aventurado Carlo Acutis? Assista hoje mesmo na Lumine ao documentário Estrada para o céu – Carlo Acutis e a Eucaristia.

Leia também