O ator Juliano Cazarré em cena do especial 'Efeito Lumine", produzido pela Lumine TV

5 celebridades do mundo do cinema que seguem a fé católica

Muitas vezes, o mundo glamouroso do cinema parece incompatível com a fé cristã, e particularmente com a fé católica.

Quando se trata da vida dos atores famosos, não é incomum que as notícias girem em torno de escândalos sexuais, divórcios, abuso de drogas e da busca por objetivos puramente materiais, desligados da religiosidade.

Por outro lado, há muitos atores de sucesso que declaram abertamente sua fé católica e que, além disso, consideram-na uma parte inseparável de sua vocação profissional.

Fizemos uma lista com 5 atores que declaram a sua fé e trouxemos o testemunho deles para você.

Confira abaixo.

1. Jim Caviezel

O Jesus Cristo do famoso filme de Mel Gibson, Jim Caviezel se notabilizou por dar vários testemunhos a respeito de sua fé católica. Merece uma menção especial a sua relação com o rosário mariano, cuja devoção, segundo ele, foi responsável por tê-lo guiado durante “toda a sua vida e a sua carreira, às vezes de maneira surpreendente”.

Após a produção do filme A Paixão de Cristo, Caviezel diz ter aprofundado ainda mais a sua relação com Jesus Cristo e com Nossa Senhora:

Filmar A Paixão de Cristo me aproximou ainda mais de Nossa Senhora. Quanto mais você experimenta a Paixão de Jesus, mais você entende a compaixão de Maria — a conexão entre Maria e seu Filho”.

Jim Caviezel

2. Juliano Cazarré

O brasileiro Juliano Cazarré passou por um processo de conversão depois de ter interpretado Jesus Cristo em uma montagem teatral.

Assim como Jim Caviezel, Cazarré também passou a aparecer na mídia dando testemunho de sua fé e de como ela foi se desenvolvendo. No especial produzido pela Lumine no final do ano passado, o ator declarou:

Eu cheguei ao fundo do poço e só consegui começar a sair quando aceitei a Cristo”.

Juliano Cazarré

3. Mark Whalberg

Depois de ter vivido uma juventude bastante conturbada, repleta de violência e abuso de drogas, Whalberg retomou a sua fé católica, à qual ele atribui todo o sucesso da sua carreira e a salvação da sua vida.

Numa entrevista à revista online Relevant, Whalberg relatou que, todos os anos, no Natal, a sua esposa lhe presenteia com um devocionário para os 365 dias do próximo ano. Whalberg faz suas orações devocionais todos os dias e acredita que as suas atividades cotidianas devem servir como um meio de santificação. Numa bela frase, o ator sintetiza o sentido da sua fé:

Você nunca sabe que Deus é tudo de que você precisa até que ele seja a única coisa que você tenha”.

Mark Whalberg

4. Steve Carrell

Outro ator que declarou a sua fé católica foi o comediante Steve Carrell, famoso pelo seriado The Office e por filmes como Foxcatcher e O virgem de 40 anos. Carrell vive um casamento duradouro de mais de vinte anos e frequenta a igreja regularmente. Numa entrevista ao portal cinema.com, ele disse:

Espero que Deus me dê uma boa direção e me oriente a fazer boas escolhas; espero que ele me ajude a cuidar da minha família”.

Steve Carrell

5. Pierce Brosnam

Brosnan talvez seja o mais famoso dos atores que já interpretaram o espião inglês James Bond. O ator fez o papel de 1995 até 2002.

Em sua vida pessoal, ele vive a religião de modo dedicado, e costuma dizer que, sem a fé católica, não teria conquistado tudo o que conquistou e não teria superado todas as dificuldades, como a morte da sua primeira esposa, Cassandra Harris.

Brosnan vive um casamento duradouro de mais de 26 anos e participa de um programa missionário de orientação contra o suicídio. Numa de suas entrevistas, o ator deu a seguinte declaração:

Fui criado na fé católica, foi ela que me apoiou nos maiores desafios e nas maiores tribulações da minha vida”.

Pierce Brosnam

***

O testemunho desses atores demonstra que a vivência da fé católica é compatível com as mais diversas circunstâncias sociais. Que, mesmo estando dentro de um meio conhecido por sua cultura primordialmente profana, é possível manter-se firme e convicto de suas próprias crenças e valores.

Na encíclica Miranda Prorsus, que trata da influência dos meios de comunicação modernos, o papa Pio XII disse que “o cinema, o rádio e a televisão não são simples meios de recreio e distração, mas constituem verdadeira e própria transmissão de valores humanos, sobretudo espirituais”.

Essas palavras estão muito próximas da missão da Lumine, cujo trabalho busca “inspirar os valores católicos através da beleza do cinema”.

***

Assine a Lumine e tenha acesso a centenas de filmes e séries inspiradores e a produções originais exclusivas.

Leia também