Como ver filmes (roteiro Lumine – parte 2)

Damos continuidade ao Roteiro Lumine, o nosso guia para tornar ainda mais rica a tua experiência com os filmes. Confira abaixo os quatro novos exercícios.

Perdeu a primeira parte? Clique aqui  para conhecer o início dessa jornada.

4. Compare filmes

Comparar as obras cinematográficas ajuda-nos a perceber suas semelhanças e diferenças e, assim, ficamos mais conscientes das características que as constituem. Isso  melhora a nossa compreensão dos filmes.

Por exemplo: ao comparar diferentes versões cinematográficas da história de São Francisco de Assis, notamos como cada diretor adotou um ponto de vista diferente para observar a vida do santo. Em Irmão Sol, Irmã Lua, Franco Zefirelli elege a alegria como fio condutor, intercalando momentos musicais na narrativa. Já em Francisco, a cineasta italiana Liliana Cavani prefere filmar a história de forma mais objetiva, com ênfase na transformação sofrida pelo santo. Juntos, os dois filmes dão acesso a uma visão mais abrangente de São Francisco de Assis.

Podemos fazer o mesmo exercício com filmes de faroeste, de guerra ou documentários. Perceberemos tanto as características que possuem em comum como também aquelas que os tornam únicos dentro dos  gêneros cinematográficos a que pertencem.

5. Compare diferentes filmes de um mesmo diretor

Embora possam ser vistos separadamente,  quando pensados em conjunto, os filmes de um mesmo diretor costumam revelar novas camadas de significado.
A tensão entre acaso e providência na obra de Robert Bresson, as meditações existenciais em Akira Kurosawa, as reflexões acerca do mal em Fritz Lang ou o suspense em Alfred Hitchcock adquirem contornos mais nítidos quando comparamos os filmes de uma mesma filmografia.

6. Troque impressões sobre os filmes

Ter interlocutores com quem compartilhar reflexões sobre os filmes é uma grande maneira de expandir nosso olhar.
Ao justificar nossas impressões e opiniões, aguçamos nossa percepção sobre as obras, mas é sobretudo ao escutar o que os outros têm a dizer que nos atentamos a elementos que não estamos habituados a notar.
Além disso, conversando com amigos e outros conhecidos recebemos indicações de filmes que muitas vezes nos tiram da zona de conforto, expandindo nosso repertório.

Na Lumine você vai muito além da superficialidade.
Assine agora por menos de um real por dia e tenha uma experiência completa. 

Leia também