documentários religiosos Lumine TV

5 documentários religiosos inspiradores

No dia 31 de janeiro, duas novidades chegam à Lumine.

A primeira é a série Uma luz no mundo – Encontros com São Josemaría Escrivá. A série é composta de seis episódios que narram as viagens do “santo do cotidiano” a diferentes países e cidades onde promovia as suas famosas “tertúlias”.  

A segunda, absolutamente imperdível, é o novo original Um santo entre nós, um documentário que vai narrar a vinda do fundador da Opus Dei ao Brasil.

Reunimos imagens inéditas da época e depoimentos de pessoas que conviveram com São Josemaría durante o período em que eles esteve no país, incluindo o seu amigo, o Padre Francisco Faus.

Enquanto esse dia não chega, nós preparamos uma lista de 5 documentários religiosos para você se preparar para as estreias conhecendo outras histórias reais e inspiradoras.

1. Duas coroas (2017)

São Maximiliano Kolbe - documentário religioso - Lumine

Neste documentário feito de entrevistas e trechos encenados por atores, descobrimos a amplitude da biografia de São Maximiliano Kolbe, o “Mártir da Caridade”.

Para o diretor Michal Kondrat, um dos principais interesses em fazer o filme era o de tornar mais conhecida a vida de evangelizador do santo polonês, para além de sua morte no campo de concentração de Auschwitz.

Lá, São Maximiliano Kolbe ofereceu-se para morrer no lugar de um pai de família que seria assassinado pelos nazistas.

Esse evento crucial de sua biografia, por si só, merece ser objeto de meditação. Porém o filme cumpre as intenções do diretor e apresenta ainda outros aspectos da vida do santo.

Conhecemos suas viagens a Roma e ao Japão, a fundação da Milícia da Imaculada, seu apreço pela ciência, e também o interesse que tinha em divulgar o Evangelho utilizando novos meios de comunicação, como a imprensa, o rádio, e também o cinema.

2. Amanhece em Calcutá (2021)

Madre Teresa de Calcutá - documentário religioso - Lumine

Santa Teresa de Calcutá é considerada uma das personalidades mais marcantes da Igreja Católica da contemporaneidade. Falecida em 1997, canonizada em 2016, Madre Teresa se tornou um modelo de serviço, caridade e amor ao próximo.

É o que nos mostra o documentário “Amanhece em Calcutá”.

Com depoimentos de seis pessoas que conheceram pessoalmente Madre Teresa ou que simplesmente são seus devotos, o filme apresenta emocionantes histórias de vidas tocadas por ela.

“Se alguma vez eu for santa, estarei continuamente ausente do Céu, para acender a luz daqueles que na Terra vivem na escuridão”, dizia Madre Teresa.

Assim, por meio de relatos, vídeos e fotografias, o filme mostra essa sua promessa se concretizando.

3. Lourdes (2019)

Lourdes - documentário religioso - Lumine

Acompanhando a viagem de alguns peregrinos ao Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, na França, o documentário constrói um compêndio da humanidade.

Com justeza e sensibilidade, os diretores Thierry Demaizière e Alban Teurlai filmam, com justeza e sensibilidade, indivíduos em busca de consolo e salvação para diferentes formas de sofrimento.

No intervalo de alguns dias, em meio à variedade de cruzes carregadas, os viajantes se reconhecem no próximo, trocam olhares, gestos de caridade, unem-se em oração. São crianças, adultos, religiosos e enfermeiros, que compartilham seus dramas e preces entre si e com a câmera, compondo um fascinante mosaico de todos nós.

4. Teresinha (2016)

teresinha - documentário religioso - Lumine

Para contar a história de Santa Teresinha do Menino Jesus, o roteirista e diretor Victor Ribeiro intercala três blocos de cenas: a ficcionalização da história da santa, interpretada pela atriz Gabriela Cerqueira, e dois depoimentos – um de Madre Elizabeth, do Carmelo de Santa Teresinha, de Aparecida, e outro de Luciana Filippos, leiga, a quem Santa Teresinha concedeu uma graça em momento delicado da vida.

Costurando esses três blocos de cenas, o filme Teresinha nos mostra como Santa Teresinha — uma jovem que se sentia incapaz de grandes feitos mas ao mesmo tempo destemida (que dizia não ter medo de morrer, mas de fracassar) — tornou-se uma rosa cuja beleza e perfume ajudam a polinizar e multiplicar seus frutos pelo mundo.

5. O respiro delas (2019)

o respiro delas - documentário religioso - lumine tv

Em O respiro delas, filme dirigido pela dupla formada por Cécile Besnault e Ivan Marchika, acompanhamos a rotina de freiras em um convento beneditino na França.

O filme lança um olhar amoroso sobre vidas dedicadas a amar.

Assim, somos levados a descobrir outros sons e paisagens, além de um ritmo que faz a beleza surgir em todos os instantes: enquanto as religiosas pintam ícones ou lavam as louças após a refeição.

Por meio de uma estética contemplativa, valorizando o tempo e o silêncio, o filme nos aproxima de uma realidade que guarda múltiplos ensinamentos.

***

Esses e outros documentários religiosos estão disponíveis na Lumine.

Leia também