Um membro do júri é o único a votar contra a condenação do réu. Agora ele terá que convencer os outros onze a acompanhá-lo.
Filme
Duração 1h36min
Ano 1957
Direção Sidney Lumet
País Estados Unidos
Assine agora mesmo e tenha acesso a todo o nosso catálogo de filmes e séries
Indicado a 3 prêmios do Oscar, incluindo o de melhor filme, Doze homens e uma sentença é a brilhante estreia do diretor Sidney Lumet em longas-metragens.
A trama acompanha os júris de um caso de um homicídio, nas horas em que passam reunidos para decidir o veredicto que pode condenar um homem à morte.
Todos os presentes estão convencidos da culpa do réu, à exceção de um. Este vai precisar utilizar os melhores argumentos para fazer os demais mudarem de ideia.
Inicia-se então uma intensa disputa a partir da revisão das principais evidências do processo, para que, ao fim e ao cabo, nenhuma injustiça seja cometida.
Ambientado em um mesmo cenário, o filme compõe um microcosmo da sociedade a partir da presença dos doze homens, de profissões e personalidades diferentes.
Não apenas os elementos do crime são revisados, mas os próprios fundamentos da vida numa democracia são trazidos à tona, de modo que a justiça prevaleça.
Doze homens e uma sentença é uma aula de ritmo e condução narrativa, possuindo a beleza de um teorema sendo revelado. Assistimos, atentos, à verdade sendo dada à luz.