IMAGEM DO FILME FÁTIMA - LUMINE TV

Fátima – uma mensagem que mudou o rumo do mundo

Em 1917, na cidade de Fátima, em Portugal, uma série de acontecimentos alteraria completamente a história da Igreja Católica e do século XX como um todo.

De maio a outubro daquele ano, Nossa Senhora apareceria a três pastorinhos do vilarejo de Aljustrel: Francisco, Jacinta e Lúcia. 

Retrato dos verdadeiros pastorinhos: Francisco, Jacinta e Lúcia

Ao todo, durante o ano de 1917, foram seis aparições, no lugar chamado Cova da Iria, nas quais Nossa Senhora transmitiu aos pastorinhos uma série de pedidos e informações que seriam determinantes para o rumo da história. 1 as informações contidas nesse texto foram retiradas do livro Fatima – the apparition that changed the world, da autora Jean M. Heimann. TAN Books, 2017

As mensagens de Fátima

Na primeira aparição, no dia 13 de maio, Nossa Senhora disse-lhes que “vinha do céu” e pediu às crianças que retornassem à Cova da Iria, pelos próximos cinco meses, no mesmo dia e no mesmo horário.

Na segunda aparição, ocorrida no dia 13 de junho, Nossa Senhora disse às crianças que era o desejo de Deus que fosse estabelecida no mundo à devoção ao seu Imaculado Coração. 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Na aparição do dia 13 de julho, Nossa Senhora mostrou às crianças uma visão do inferno e disse-lhes que a Rússia deveria ser consagrada ao seu Imaculado Coração para que “os erros daquela nação não se espalhassem para o mundo”; se a consagração não acontecesse, o mundo passaria por grandes aflições e sofrimentos. Além disso, nessa data a Virgem Maria também contou três segredos às crianças e prometeu comprovar as suas aparições com um milagre público que ocorreria no dia 13 de outubro do mesmo ano. 

No dia 13 de agosto, o prefeito da região de Ourém, responsável pela administração de Ajustrel, sequestrou os três pastorinhos para interrogá-los, motivo pelo qual eles não puderam ir até à Cova da Iria encontrar-se com Nossa Senhora. Contudo, várias das 18 mil pessoas que foram até à Cova da Iria naquele dia relataram fenômenos místicos que indicariam a presença de Nossa Senhora no local. 

No dia 19 do mesmo mês, as crianças receberam uma visita de Nossa Senhora em outro lugar, perto da cidade de Valinhos, e novamente ela prometeu-lhes aparecer no dia 13 de outubro.

No dia 13 de setembro, cerca de 30 mil pessoas foram até à Cova da Iria para testemunhar as aparições. Nossa Senhora apareceu às crianças, confirmou mais uma vez que viria no dia 30 do próximo mês e disse-lhes ainda que traria consigo o Jesus Menino e São José para abençoar o mundo. 

O milagre do sol

No dia 13 de outubro de 1917, cerca de cem mil pessoas foram à Cova da Iria para testemunhar o milagre prometido por Nossa Senhora. 

Além dos fiéis, havia nessa multidão muitos céticos, membros da classe científica e jornalística que estavam lá apenas com o intuito de provar que as aparições não eram reais. Um desses céticos era o jornalista Avelino de Almeida, que buscou relatar o acontecimento que viria a ficar conhecido como o milagre do sol da maneira mais imparcial possível. 

Numa matéria publicada no jornal O Século (à época um dos maiores jornais de Portugal), Almeida relatou o milagre do sol da seguinte maneira: 

Aos olhos deslumbrados d’aquele povo, cuja atitude nos transporta aos tempos bíblicos e que, pálido de assombro, com a cabeça descoberta, encara o azul, o sol tremeu, o sol teve nunca vistos movimentos bruscos fora de todas as leis cósmicas – o sol “bailou”, segundo a típica expressão dos camponeses… 

Omero Antonutti e Joaquim de Almeida como Padre Luís e Avelino de Almeida, respectivamente, em cena do filme Fátima.

Segundo o testemunho de Lúcia, nesse mesmo dia Nossa Senhora teria pedido para que as pessoas consertassem as suas vidas e pedissem perdão por seus pecados. As pessoas deveriam parar com suas ofensas a Deus, pois o coração Dele já estava demasiadamente ofendido. Nossa Senhora pedira também para que as pessoas rezassem o rosário diariamente, permanecessem em estado de graça e praticassem comunhões reparadoras. 

A consagração da Rússia

O tema das consagrações é controverso, pois há disputas a respeito da sua total conformação com a vontade de Nossa Senhora. 

Mas o fato é que, desde 1917, foram realizadas consagrações papais ao Imaculado Coração de Maria. 

Em 1942, em meio à Segunda Guerra Mundial, o papa Pio XII consagrou a Igreja e a humanidade ao Imaculado Coração de Maria. Contudo, não fora feita nenhuma menção específica à Rússia. 

Em 7 de julho de 1952, Pio XII realizou a primeira consagração do povo russo ao Imaculado Coração de Maria. 

No dia 21 de novembro de 1964, o papa Paulo VI renovou a consagração realizada por Pio XII, em discurso aos membros do Concílio Vaticano II. 

Imagem da consagração realizada pelo Papa Francisco em 25 de março de 2022

Em 25 de março de 1984, três anos após ter sobrevivido a um atentado em que fora baleado duas vezes, o papa João Paulo II realizou uma nova consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria, adicionando as seguintes palavras: “De modo especial Vos entregamos e consagramos aqueles homens e aquelas nações, que desta entrega e desta consagração têm particularmente necessidade”.

Agora, em 2022, também no dia 25 de março, na Festa da Anunciação, o Papa Francisco realizou uma nova consagração do mundo e da Igreja, convidando os bispos e presbíteros do mundo inteiro a unir-se a ele neste ato. Em sua homilia, o papa acrescentou as seguintes palavras em que menciona especificamente o povo russo: 

Em união com os Bispos e os fiéis do mundo inteiro, desejo solenemente levar ao Imaculado Coração de Maria tudo o que estamos a viver: renovar-Lhe a consagração da Igreja e da humanidade inteira e consagrar-Lhe de modo particular o povo ucraniano e o povo russo, que, com afeto filial, A veneram como Mãe. Não se trata duma fórmula mágica; não é isto! Trata-se dum ato espiritual. É o gesto da entrega plena dos filhos que, na tribulação desta guerra cruel, desta guerra insensata que ameaça o mundo, recorrem à Mãe. 

Além do convite realizado aos bispos e presbíteros do mundo inteiro, o papa enviou oficialmente o cardeal Konrad Krajewski para realizar o ato de consagração no Santuário de Fátima. 

Fátima no cinema

Existem algumas versões cinematográficas dos acontecimentos sobrenaturais ocorridos em Fátima. 

Na plataforma da Lumine, está disponível a versão de 1997, realizada pelo cineasta italiano Fabrizio Costa.

O filme tem os três pastorinhos como protagonistas e a sua narrativa é estruturada a partir das aparições.

O milagre do sol retratado no filme Fátima

Além de retratar a vida no vilarejo de Ajustrel e a grande repercussão que as aparições provocariam no país inteiro, o filme também mostra um pouco dos conflitos políticos da época e conta a história do romance entre a cantora de fados Margarida e um jovem de boa família, chamado Dario, que representa a passagem do ceticismo à fé

É um filme emocionante que ajuda o espectador a imaginar como se deram os acontecimentos de Fátima.

*** 

Assine a Lumine e assista hoje mesmo ao filme Fátima

Leia também