Lumine comemora os 150 anos de Santa Teresinha com produção original

Considerada uma das grandes santas de todos os tempos, Santa Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face, a Santa Teresinha da devoção popular, vivenciou uma longa jornada de aprendizado e crescimento espiritual, que teve início no seio da sua piedosa família e seguiu até seus últimos momentos como freira carmelita.

Em Um retrato de Teresa, sua mais nova produção original, a Lumine faz uma investigação profunda a respeito dessa personagem, seguindo seus passos a fim de melhor compreender como em sua vida se apresentaram, de maneira igualmente intensa, alguns elementos que, à primeira vista, poderiam parecer contraditórios: a delicadeza e a bravura, o ordinário e o extraordinário.

A formação de Marie-Françoise Thèrese Martin no seio da família, incluindo sua convivência com as irmãs e, principalmente, com os pais Luís e Zélia (ambos também canonizados pela Igreja Católica) é peça fundamental nesse quebra-cabeça. Era uma família como as outras da cidade, mas que encontrava na fé uma fonte de alegrias e também a fortaleza para enfrentar as dificuldades, como a morte precoce de Zélia, quando Teresa tinha apenas quatro anos.

Capítulo importante na história de Teresinha, o qual é descrito no filme e que torna esta produção uma opção ideal para ser assistida no período de final de ano, aconteceu na véspera do Natal de 1886. Naquela noite, a criança que tinha como traço marcante um sentimentalismo excessivo vê acontecer uma mudança radical em seu coração. Em suas próprias palavras: “eu senti a necessidade de esquecer-me de mim para fazer os outros felizes”. A partir daquele instante, Teresa vai “viver de Amor” e, em cada situação de seu dia a dia, seguindo até seus derradeiros momentos, encontrará formas de galgar degraus até o céu.

Para narrar esse e outros episódios da vida de Santa Teresinha, a equipe da Lumine viajou por três países, recolhendo depoimentos de especialistas leigos e religiosos e fazendo registros de lugares que marcaram a biografia da santa.

Na França, nas cidades de Alençon e Lisieux, foram visitados os cômodos da casa da família Martin, assim como o Carmelo onde Teresinha viveu e a basílica que leva seu nome, tudo isso com a apresentação das irmãs carmelitas Thaynara Gabrielle e Janine Muniz Brito e dos padres Thierry Hénault, reitor do Santuário de Alençon, e Olivier Ruffray, vigário-geral da diocese de Bayeux e Lisieux.

Nos Estados Unidos, foram feitos registros impressionantes de relíquias da autora da “História de uma alma”, e o padre Robert Colaresi, diretor do Centro Carmelita Espiritual de Darien, em Illinois, foi o entrevistado.

Já no Brasil, foram gravados depoimentos com o Padre Paulo Ricardo, que antes já havia participado de outra produção original da Lumine, A vida interior. Aqui, o Padre Paulo narra a vida da Pequena Teresa e compartilha a importância que ela teve em sua própria trajetória como sacerdote.

Um Retrato de Teresa é uma produção inédita e exclusiva, que lançará uma nova e enriquecedora perspectiva a respeito da biografia de Santa Teresinha. Além de ser um filme pioneiro no Brasil, o original da Lumine une-se às comemorações do jubileu de 150 anos do nascimento da santa.

***

Assista ao filme completo em nosso canal do Youtube:

Leia também